Disgrafia

O desenvolvimento de uma criança é algo espetacular. Como podem em tão pouco tempo aprender a andar, falar, desenhar, ler e escrever, não é mesmo? Quando estão sendo alfabetizados as letras saem cada uma de um tamanho diferente, com grafia diferente do correto, mas é preciso atenção se isso persistir. A disgrafia é a dificuldade no ato motor da escrita, ocasionada por uma disfunção no Sistema Nervoso Central (SNC) ou por meio de uma lesão adquirida ao longo da vida.

A criança que é portadora da disgrafia apresenta dificuldade em desenhar a letra ou até em grafá-la

A criança que é portadora da disgrafia apresenta dificuldade em desenhar a letra ou até em grafá-la, ou que pode ser chamado de má letra. Alguns sinais podem ser notados desde o começo da vida escolar da criança, como:

  • capacidade psicomotora geral: que é um correto desenvolvimento da motricidade fina, um bom esquema corporal com boa lateralidade, capacidade de diferenciar formas e distâncias
  • coordenação funcional da mão: é ideal que a criança tenha movimentos de pressão e independência da mão e braço
  • hábitos neuromotores corretos e bem estabelecidos: a criança deve ter a visão boa, saber que se transcreve da esquerda para a direita, além do correto posicionamento do lápis

 

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O diagnóstico da disgrafia não é algo simples de ser feito, uma vez que envolve o controle motor da escrita e exige treino, mas há alguns indicadores que podem auxiliar para saber se há ou não esse distúrbio, como:

  • traços exageradamente distoantes, como grossos ou finos e grandes ou pequenos
  • letras separadas, sobrepostas ou ilegíveis
  • dificuldade em utilizar de forma correta o lápis
  • caligrafia inclinada
  • letra muito grande ou pequena
  • grafismo trêmulo
  • espaçamento irregular das letras ou palavras
  • desorganização geral na folha

O tratamento da disgrafia deve se basear em desenvolver: o psicomotor, do grafismo e trabalhar a especificidade do grafismo da criança. Isso tudo deve ser feito de forma direta e individualizada.

Algumas habilidades, além do grafismo em si, devem ser trabalhadas e treinadas com a criança, como a postura, o controle corporal, a percepção dela no espaço, a lateralidade e a coordenação visual e motora.

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