Pode parecer simples e claro para a maioria das pessoas como é o processo de deglutição, mas há uma forma inadequada de acontecer isso, o que é chamada de deglutição atípica. Mas vamos falar um pouco da forma certa, lá na frente você vai ver como é simples entender.
Todos nós atingimos a maturidade da deglutição aos 3 anos. A partir dessa idade todas as pessoas desenvolvem três etapas para engolir comida e líquidos:
A deglutição atípica se dá com a participação inadequada dos músculos como a língua. Normalmente isso acontece por inadequação dos músculos envolvidos na execução como alteração do tônus, mobilidade errada e até a postura.
Para diagnóstico da deglutição atípica é observado a interiorização da língua, ou seja, a língua faz pressão nos dentes da frente, o que leva, na maioria dos casos, alterações estruturais da arcada dentária.
Ainda pode ser observado a alteração do tônus da língua ao produzir desvios na produção dos fonemas /t/ /d/ /n/ /l/, que tem o ponto de articulação no mesmo lugar onde a língua deve se posicionar na hora da deglutição.
A Refint conta com um corpo clínico de fonoaudiólogos que estão aptos e prontos a ajudar com o tratamento da deglutição atípica. Há integração com as mais diversas áreas da saúde e da educação, proporcionando um resultado eficiente e completo ao paciente. Marque AQUI a sua consulta.